Atualização diária

EnglishItalianPortugueseSpanish
De dentista e para dentista

Dentista ilustra receita médica para ajudar paciente analfabeta que errava medicação

Dia 08 de setembro é o dia Internacional da alfabetização, e por isso trouxe uma história de humanização.

Leia a matéria completa e perceba o quanto precisamos cuidar mais dos outros.

Parabéns ao Dr. Ricardo Cayres. Abaixo da matéria está o depoimento dele.

Durante uma visita de uma paciente idosa ao seu consultório, o dentista Ricardo Cayres notou que ela vinha tomando medicação para baixar a pressão arterial, mas que os remédios não estavam surtindo efeito.

Ao descobrir que a senhora de quase 60 anos estava tomando de maneira equivocada a receita sugerida, por não saber ler o que estava escrito ali, Ricardo decidiu ilustrar uma receita para ajudar a dona Cris.

“Descobri que era porque ela não era alfabetizada e não entendia como seguir a receita do médico. Então, resolvi fazer esse desenho pra que ela entendesse”, disse o profissional.

Com a ajuda de imagens extraídas de embalagens de comprimidos e da internet, a receita ilustrada explica didaticamente quantos comprimidos dona Cris precisa tomar de cada remédio, e em qual período do dia.

“Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita! Montei na mesma hora, imprimi, e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada”, explica o dentista.

A receita ilustrada foi entregue à idosa na semana passada no consultório do cirurgião dentista, em Salvador, Bahia.

Extração do dente

Uma extração de dente estava agendada para ser feita na semana passada, mas como a pressão arterial de dona Cris estava muito alta (mesmo tomando remédios), o dentista desconfiou que algo estava errado, aconselhando a paciente a procurar um médico.

“Dias depois, ao retornar ao consultório Odontológico, ela trouxe algumas embalagens de 2 tipos diferentes de remédio para pressão, prescrita pelo médico do posto de saúde. Porém, quando fui aferir novamente a sua pressão, ainda estava elevada.”

Foi aí que Ricardo percebeu que ela estava tomando a medicação, mas de maneira errada. Como dona Cris é analfabeta, não estava conseguindo entender a prescrição médica.

“Lembrei dessa informação que ela me deu na nossa primeira consulta, quando ela não assinou o prontuário por não saber escrever”, disse. Por isso mesmo, “ela não sabia qual dos remédios tomar e nem os horários corretos, apesar de estar tudo escrito na receita”.

Ele espera a melhora do quadro clínico de dona Cris para realizar a extração do dente nos próximos dias.

“O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento, não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede – apesar de ser muito importante investir nisso – mas sim aquele que busca entender o seu paciente. Mas entender de verdade. Que enxerga o ser humano à sua frente, com seus medos, anseios e limitações. Que se dispõe a cuidar dele, da sua saúde, da sua vida! Que busca, sobretudo, ser humanizado!”, concluiu o dentista.

Fonte: Razões para acreditar

Esse fato aconteceu hoje, e não é uma postagem sobre diferencial, e sim, sobre HUMANIZAÇÃO…
.
Minha paciente era hipertensa e já havia ido ao consultório tentar fazer a extração, mas, a pressão arterial havia dado alta, segundo ela, mesmo tomando a medicação.😓
.
Recomendei que ela procurasse o médico para que ele avaliasse e normalizasse a sua condição.
.
Dias depois, ao retornar ao consultório Odontológico, ela trouxe algumas embalagens de 2 tipos diferentes de remédio para pressão, prescrita pelo médico do posto de saúde.
.
Porém, quando fui aferir novamente a sua pressão, ainda estava elevada.
Mas como era possível? 🤔🤔🤔
.
Numa conversa, percebi que ela não estava tomando os remédios da forma correta prescrita pelo médico e por um motivo muito simples: ela não era alfabetizada (lembrei dessa informação que ela me deu na nossa primeira consulta, quando ela não assinou o prontuário por não saber escrever). .
Por isso, ela não sabia qual dos remédios tomar e nem os horários corretos, apesar de estar tudo escrito na receita. 😔
.
Pronto! Um pouco de boa vontade, criatividade e humanização foram suficientes para que eu criasse esse “esqueminha” dos remédios. Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita!
.
Montei na mesma hora, imprimi, e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada. Em breve, ela retornará para continuarmos os nossos procedimentos. 😊😊
.
O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento, não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede (apesar de ser MUITO importante investir nisso), mas sim aquele que busca entender o seu paciente. Mas entender DE VERDADE. Que enxerga o ser humano à sua frente, com seus medos, anseios e limitações. Que se dispõe a cuidar dele, da sua saúde, da sua vida! Que busca, sobretudo, ser humanizado!
.
Eu amo a Odontologia, eu amo a área da saúde, eu amo atender meus pacientes, eu amo cuidar deles. 😍
.
Humanizar é preciso! (Depoimento do Dr. Ricardo Cayres – Cirurgião Dentista).
.
 

× Como posso te ajudar?