Atualização diária
Fonte da imagem: AdobeStock, Dr. Hadal C. Kishore, Índia
A pandemia do COVID-19 virou o mundo de cabeça para baixo e a odontologia não é exceção. Muitos consultórios odontológicos tiveram que implementar grandes mudanças em seus procedimentos e se adaptar a uma situação em constante mudança. Muitos pacientes foram deixados por conta própria e alguns até perderam atendimento odontológico de emergência no auge da pandemia.
Essa situação sem precedentes gerou frustração para a comunidade odontológica e os levou a pensar de forma inovadora sobre como superar essa situação sombria. Um exemplo de práticas inovadoras é a implantação da telestomatologia e consultas online. Os dentistas foram obrigados a usar protocolos de higiene rigorosos e se acostumar com os novos padrões. Muitos consultórios odontológicos tiveram que reduzir a admissão de pacientes devido a novos requisitos de desinfecção e bem-estar social. Algumas cirurgias sucumbiram e as mais fortes se recuperaram com vigor renovado. Outro está se esforçando para voltar ao normal.
Agora há espaço para reflexão sobre o impacto de todos esses fatores nos pacientes odontológicos. Muitos pacientes tiveram que pular check-ups odontológicos regulares. Muitos pacientes ortodônticos com aparelhos fixos tiveram que esperar muito tempo por outra consulta. O estresse associado à pandemia e a perda do emprego também não contribuíram para a saúde dos pacientes. Graças ao trabalho em casa para adultos e ensino online para crianças, as pessoas ficaram em casa por longas horas e se acostumaram com lanches frequentes. Tudo isso, junto com a “Síndrome da Máscara da Boca”, que inclui sintomas como cárie dentária, gengivite, halitose, queilite angular, etc., brinca com a saúde bucal da maioria das pessoas ao redor do mundo.
“O médico do futuro não administrará mais nenhum medicamento, mas tentará engajar seus pacientes nos cuidados com o corpo humano, dieta e causas e prevenção de doenças.” – Thomas Edison
Essa situação abre a caixa de perguntas de Pandora, sendo as mais importantes: Para onde vamos? O que podemos fazer como dentistas para ajudar nossos pacientes a gerenciar melhor sua saúde bucal? Quando penso nessas questões, não consigo pensar em uma solução melhor do que educação e prevenção.
A atual direção do paradigma para soluções imediatas e odontologia lucrativa orientada implantológica e protéticamente não ajudou em nada o desenvolvimento da prevenção. Embora muitos pacientes possam adotar um plano de tratamento orientado protético, nós, dentistas, precisamos pensar e nos perguntar se isso é realmente o que os pacientes precisam. Os pacientes estão realmente felizes com as soluções protéticas ou apenas as aceitam porque sentem que não têm escolha?
Se compararmos diferentes aspectos da odontologia preventiva e conservadora do ponto de vista do paciente, descobrimos que realmente há apenas uma escolha clara, que é a prevenção.
Educação, motivação e prevenção andam de mãos dadas e são processos contínuos ao longo da vida. Eles podem exigir muito esforço, mas são muito benéficos. Isso vale tanto para o dentista quanto para o paciente. A satisfação que vem desse esforço deve ser experimentada para que você acredite.
Muitos dentistas podem sentir que estão educando seus pacientes desde o momento em que iniciam sua prática. Mas seria sensato pensar se estamos fazendo o suficiente e se ainda não há algo que os pacientes esperam de nós e podemos fornecê-los.
Um antigo provérbio inglês diz: ” Um ponto a tempo salva nove” (equivalente tcheco: “O que você pode fazer agora, não adie amanhã “). Na mesma linha, digo aos meus pacientes:
“Escove os dentes duas vezes ao dia, cuide dos espaços dentários e você pode fazer sem problemas”.
Os hábitos dos adultos só podem ser ajustados educando -os para explicar a gravidade do problema e incentivando-os constantemente até que o paciente desenvolva hábitos mais saudáveis. A orientação prática e o treinamento de pacientes no uso de técnicas adequadas de limpeza dental e cuidados interdentais ajudarão muito a saúde bucal geral. Lembretes constantes, compartilhamento de conteúdo educacional e interação por meio da comunicação digital com os pacientes podem construir hábitos saudáveis e são uma excelente maneira de os dentistas construírem relacionamentos com os pacientes e suas famílias.
Para começar, novas ideias podem ser usadas, como organizar uma sessão educativa para os pacientes, durante a qual você desfaz mitos e fornece fatos sobre a saúde da cavidade oral e suas doenças. Normalmente, apenas educamos os pacientes sobre assuntos relacionados à condição atual de sua cavidade oral. A educação holística dos pacientes em todos os aspectos da saúde e doenças bucais irá prepará-los melhor para gerenciar sua saúde bucal e adotar hábitos saudáveis no futuro. Essas sessões podem ser planejadas para toda a família e melhorar as habilidades de higiene dental de cada membro da família, como escovar os dentes e usar auxiliares de limpeza interdental.
Cada passo na direção certa é o começo de algo incrível. O novo mantra para o sucesso hoje deve ser “prevenção ou destruição”. Vamos lançar juntos uma revolução na educação e na prevenção.
Nota editorial: O artigo foi publicado na edição internacional da revista prevenção – revista internacional de saúde bucal, Vol. 5, Edição 1/2021.
Dr. Hadal C. Kishore, Índia
Dr. Hadal Chandrasekhara Kishore tem mais de uma década de experiência como consultor em ortontologia e vem de Bangalore, Índia. Ele possui um diploma BDS e MDS em periodontologia pela Krishnadevaraya College of Dental Sciences and Hospital em B Angalore. O Dr. Kishore dá grande ênfase à educação do paciente no tratamento, a fim de obter um paciente motivado e educado, pois acredita que é benéfico para o paciente, para o dentista e para toda a sociedade. Ele é professor de pós-graduação e professor associado no Krishnadevaraya College of Dental Sciences and Hospital e é um palestrante muito procurado nos círculos de tomatelogia. Ele tem mais de 1 5 m em sua contapublicações internacionais e nacionais. Como o primeiro palestrante iTOP da Índia, o Dr. Seminário K isshore para professores iTOP em Praga, República Tcheca e é chefe do departamento de educação da Curaden India.
Dental Tribune