Atualização diária
Com o crescimento do mercado odontológico no Brasil, a tecnologia ganha cada vez mais espaço na gestão de clínicas e consultórios com a utilização de softwares para dentistas.
Muito além de digitalizar os registros de pacientes, essas ferramentas otimizam o fluxo de informações na rotina de agendamento de consultas, controle financeiro e até estratégias de marketing.
Confira abaixo como funciona o sistema e quais os benefícios de contratar o serviço.
Um software odontológico é um programa desenvolvido para otimizar os processos e atividades envolvidos na gestão de uma clínica ou consultório.
Tendo como principal característica a organização e agilidade, esses sistemas visam simplificar as rotinas diárias, principalmente com relação à gestão de consultas, substituindo os inúmeros papéis, planilhas e agendas impressas.
Na prática, a ferramenta trabalha a partir de funcionalidades próprias do produto e as configurações definidas pelo cliente, além de variar de acordo com os planos específicos oferecidos por cada empresa.
Os softwares online são sistemas que precisam estar conectados à internet para funcionarem. Alguns exemplos são: e-mail, aplicativos, sites e ferramentas do google.
As vantagens dessa modalidade são as constantes atualizações automáticas da ferramenta e o acesso em qualquer lugar e de qualquer dispositivo.
Em geral, são gratuitos ou pagos por mês ou por ano, de acordo com o plano contratado.
Já os softwares offline são programas que não precisam de internet para funcionar, mas necessitam ser instalados em um computador, o que impossibilita a mobilidade.
Alguns exemplos são: sistemas de PDV, pacote Office e programas da Adobe. É interessante ressaltar que muitos já estão sendo descontinuados ou mesmo substituídos por versões online.
A aquisição desse tipo de produto é feita por meio da compra de uma licença por máquina para uso anual.
Além de reduzirem os custos com papéis, materiais de escritório e até espaços físicos, softwares odontológicos ajudam a otimizar em 30% o tempo gasto nas atividades de uma clínica, de acordo com um levantamento da Simples Dental.
Dessa forma, as principais vantagens são:
Gestão de consultas: com a possibilidade de marcar consultas, ter controle de faltas e cancelamentos, reagendar atendimentos, programar alertas de retorno e enviar confirmações automáticas aos pacientes de forma muito mais rápida e fácil.
Gestão financeira: com controle de pagamentos e fluxo de caixa, além de integração com máquina de cartão.
Gestão administrativa: para controle de estoque e automação de rotinas administrativas, como emissão de receitas, atestados, encaminhamentos e demais documentos, além do tratamento de dados de pacientes de forma segura e unificada.
Marketing: que permite personalizar comunicações e campanhas específicas com o objetivo de fortalecer o relacionamento e fidelizar pacientes.
Vendas: com emissão de orçamentos detalhados e personalizados, além de automação de comissionamentos de profissionais.
A melhor opção de software é sempre aquela que vai atender às necessidades específicas da sua clínica ou consultório.
Portanto, para definir qual ferramenta utilizar, leve em consideração as demandas do seu negócio e quais pontos precisam de mais atenção. A partir disso, verifique quais as soluções do mercado podem auxiliar nestes aspectos.
Fonte: Dental Speed
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